O que os índios faziam para sobreviver

Poucas pessoas conhecem a vida que os índios levavam no passado, eles tinham que fazer muitas coisas para sobreviver, veja o que era necessário.

Segundo historiadores que se aprofundaram no assunto dos índios antes da chegada dos europeus havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente, só em território brasileiro o número poderia chegar a mais de 5 milhões de nativos que se beneficiavam de nossas terras. Esses índios estavam divididos em tribos e cada uma delas com os seus costumes, eles saiam para explorar as terras e correr atrás de alimentos para sobreviverem, atualmente depois de toda a mudança no país, revoluções e guerras estima-se que apenas 400 mil índios ocupam as nossas terras e moram principalmente em locais protegidos pelo governo que não deixa que ninguém invada para retirá-los.

O que os índios faziam para sobreviver em 1500

O primeiro contato entre os índios e os portugueses foi de muita estranheza entre as partes, as duas como era de se esperar levavam vidas totalmente diferentes e pertenciam a culturas que não tinham nada a ver uma com a outra. Os indígenas que viviam nessa época sobreviviam com a caça, pesca e, plantação de milho, feijão, amendoim, abóbora, batata-doce e principalmente da mandioca que é de onde vêm muitas receitas que conhecemos atualmente. Eles dominavam animais de pequeno porte como porcos, e capivara, eles não conheciam o boi, cavalos e nem galinhas e se espantaram quando conheceram esses animais, segundo a carta escrita por Pedro Vaz de Caminha que era o escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral.

Índios

O contato entre as tribos daquela época acontecia apenas em momentos de guerras, de casamentos, cerimônias, enterros, e também quando estabeleciam alianças com os inimigos. Todos os objetos feitos para a caça e sobrevivência dos índios eram feitos através dos materiais encontrados na natureza, somente o necessário para a sobrevivência era retirado de lá. Desta maneira sempre construíram suas ocas, arcos, canoas, flechas, cestos, esteiras, redes e muitos objetos incluindo suas vestimentas.

Chegada dos europeus

Infelizmente os índios foram muito explorados pelos europeus que aqui chegaram na época, causaram muitas dores e sofrimentos para esse povo, hoje em dia eles estão entrando na sociedade dos brancos estudando, recebendo alimentos e até mesmo trabalhando na sociedade atual. Sem dúvidas eles são preservados pelo povo, mas precisam de muita atenção para não serem explorados novamente.