Quais países fazem fronteira com o Brasil

Muitos professores perguntam quais os países que fazem fronteira com o Brasil, em nosso artigo você aprende um pouco mais sobre isso.

A Fronteira é um limite em que dois países se dividem, também pode ocorrer o mesmo com estados ou até mesmo com cidades, quando a fronteira chega para mudar de país normalmente é necessária a utilização de passaporte que é o que garante que você é um cidadão vistado para conhecer aquele local. Quando uma pessoa entra em outro país sem o passaporte ele pode ser até mesmo preso dependendo das leis de cada um dos locais, por outro lado pode também ser mandado de volta para o país de onde veio e é proibido de voltar lá até que tenha o visto aceito.

Brasil e suas grandes fronteiras

O nosso país é um dos que mais possuem fronteira no mundo, por aqui na América do Sul todo o seu lado esquerdo, sendo visto de um mapa, recebe fronteiras com diversos países diferentes e isso o torna o grande campeão do continente em fronteiras. Por ser o país mais rico entre todos desse continente é também um dos mais odiados e ao mesmo tempo em que possui boas relações com os mandatários vizinhos. Milhares de pessoas passam as fronteiras com o Brasil para conhecer nossas terras, assim como os brasileiros também saem daqui para conhecer um pouco dos países vizinhos. No total o país tem 15.179 km de fronteiras com diversos países, os únicos que não fazem parte disso são Chile e Equador.

Estados que fazem fronteira

Quais os países que fazem fronteira com o Brasil

- Suriname: possui 593 quilômetros de fronteira, no estado do Amapá (52 km) e do Pará (541 km)

-Guiana Francesa: 655 quilômetros ficando situada apenas na região do Amapá.

- Guiana: 1.606 quilômetros ficando localizada entre o Pará (642 km) e Roraima (964 km)

- Colômbia: 644 quilômetros ficando totalmente situada no estado do Amazonas.

- Venezuela: 1492 quilômetros que fazem fronteira com Roraima (954 km) e Amazonas (538 km)

- Bolívia: 3.126 quilômetros que percorrem o Acre (618 km), Rondônia (1.342 km), Mato Grosso (780 km) e Mato Grosso do Sul (386 km)

Peru: 2.995 quilômetros de fronteira com Amazonas (1.565 km) e Acre (1.430 km)

- Paraguai: 3.126 quilômetros com Mato Grosso do Sul (1.131 km) e Paraná (208 km)

- Argentina: 1.263 quilômetros que se situam em Santa Catarina (246 km) Paraná (293 km) e Rio Grande do Sul (724 km)

- Uruguai: 1.003 quilômetros que estão totalmente ligados ao Rio Grande do Sul.

 

Fronteira

 

Essas são as fronteiras que os países possuem com o Brasil e também a extensão deles em cada estado, isso torna o nosso país praticamente irmão de muitos outros fazendo nosso povo conhecido em praticamente todos os lugares do mundo.