Quais são as regras básicas do futsal

Existem vários esportes que devem ser levados em consideração, mas com certeza o futsal está entre os mais importantes, confira quais são as regras básicas.

O Futsal é um dos esportes mais praticados no mundo atualmente, na área dos esportes do tipo ele está até mesmo a frente do futebol. Prefeituras, governos e escolas trabalham juntos para tentar ensinar esse esporte para os alunos, as construções de quadras não se limitam há alguns lugares, hoje em dia é possível encontrar diversos tipos de quadras em vários bairros de cidades de todo o país. Para jogar esse jogo é preciso saber quais são as suas regras, por isso vamos ensinar as básicas para que ele aconteça.

Futsal

Quais são as regras básicas do futsal

Número de jogadores: cada uma das equipes das duas que entram em campo precisam ter 5 jogadores e entre eles um goleiro, a formação mais conhecida desse esporte é a de um goleiro, um fixo, dois alas e um pivô.

Duração de uma partida: abaixo da categoria de sub 15 a partida é disputada por apenas 15 minutos já nas categorias maiores o confronto deve ser realizado por 20 minutos de dois tempos cronometrados.

Tiro de saída, lateral, escanteio: esses são cobrados obrigatoriamente com os pés do jogador, ele terá 4 segundos para fazer essa cobrança, o arremesso de meta é feito apenas pelo goleiro e só com as mãos, ele também terá que cobrar em 4 segundos.

Quadra

Recuo para o goleiro: isso só pode acontecer uma vez, o goleiro só pode pegá-la com os pés, depois que ele ocorrer só poderá volta para o goleiro quando ela bater em um jogador adversário ou depois que os jogadores passarem para a quadra de ataque. Se o goleiro estiver na quadra de ataque ele poderá receber a bola quantas vezes forem necessárias, por isso muitos treinadores colocam o goleiro linha.

Faltas: só podem ser cometidas 5 por time em cada tempo, a partir do momento em que uma das equipes passarem a cometer mais faltas do que isso elas serão cobradas com um tiro livre sem barreira ele poderá ser cobrado na marca de dez metros.

Cartões: assim como no futebol o jogador pode receber um cartão amarelo, quando ele receber o segundo deverá receber o vermelho e ser expulso, se isso acontecer o time que perdeu jogador terá de ficar 2 minutos sem ele, ou até sofrer um gol. Após os dois minutos ou o gol, o time poderá colocar outro jogador para o lugar dele que não poderá mais voltar depois de ter sido mandado embora da partida.

Completando as regras do futsal um time pode fazer quantas substituições forem necessárias, sem contar que o jogador que sai pode entrar novamente diferente do que acontece com o futebol. Veja o vídeo completo: