Quem foi Monteiro Lobato Resumo

Durante muitos anos as pessoas estudaram para saber quem foi Monteiro Lobato, muitas informações foram levantadas e você pode conferir um resumo.

Monteiro Lobato nasceu em 1882 na pequena cidade de Taubaté no interior de São Paulo, quando foi batizado ele recebeu o nome de José Renato Monteiro Lobato, contudo como viram que sua personalidade seria forte desde pequeno foi mudado para José Bento Monteiro Lobado assim ele poderia usar a bengala do pai que possuía as iniciais do segundo nome.

Quando chegou aos 18 anos de idade ele partiu para a Faculdade de Direito de São Paulo, isso aconteceu por imposição de seu avô que desejava que o menino entendesse do assunto, mas a vontade dele sempre foi entrar na Escola de Belas-Artes. Depois de se formar em direito ele foi nomeado promotor e um ano após o fato se casou com Maria Pureza Natividade. Ele teve quatro filhos conhecidos como Edgar, Guilherme, Marta e Rute. No ano de 1911 seu avô veio a falecer e ele herdou a fazenda Buquira, por lá ele escreveu Jeca Tatu, essa história foi considerada como um símbolo rural brasileiro na época. Ele vendeu a fazenda em 1917 e foi morar em São Paulo.

Primeiros trabalhos como escritor

Como sua paixão já havia sido demonstrada, que era a vontade de escrever, ele fez artigos para o jornal “O Estado de São Paulo”, no ano de 1918 ele comprou a “Revista do Brasil” onde mudou o nome para Monteiro Lobato e Cia. Depois de uma passagem pelos Estados Unidos onde foi nomeado Adido Comercial Brasileiro ele voltou em 1931 fundando a “Companhia de Petróleo do Brasil”. No ano de 1936 ele fez uma publicação sobre o petróleo chamado de “O escândalo do petróleo” ,esse dossiê fez com que ele tivesse dezenas de atritos com o governo, no fim das contas ele chegou a ser preso em 1941.

Monteiro Lobato

Criação de uma grande obra

No ano de 1945 ele começou a receber o apoio da “Brasiliense” que publicou suas obras, foi nesse momento que ele criou personagens infantis, ele usava esses personagens para fazer uma forma leve de criticar o governo e a sociedade. Seu principal personagem foi Narizinho Arrebitado, através dela ele criou o Sitio do Pica-Pau Amarelo, muitos personagens apareceram como Emília, Visconde Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Pedrinho, Saci e outros agitaram a mente das crianças durante muito tempo.

Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo

Depois de todas as suas obras de sucesso ele veio a falecer em 1948 deixando para trás obras muito boas, e um espírito jovem que é visto em seus personagens que são exibidos em alguns canais atualmente.